terça-feira, 22 de setembro de 2015

Fisgadas Surpreendentes #1 - TAMARITACA


Venho relatar uma captura estranha que fiz, foi num sábado pescando robalo no "Navio Afundado", na região do porto de Santos -SP. 
Eu estava trabalhando o camarão soft com cabeça de jig, quando entre as capturas, senti uma batida diferente e um peso apenas, então recolhi e dei de cara com um "louva-deus-do-mar", como o apelidei.
Um bicho muito agressivo, que não foi fisgado por anzol, ele usou suas pata afiadas para penetrar no meu camarão e ficou preso. 
Após fotografar, soltei o bicho que deu varias investidas no ar. 







Equipamento Utilizado:


-Vara Major Craft Go Emotion, 10-16 lbs, 6'3"
-Carretilha Shimano Chronarch Ci4 151
-Linha G-Soul WX8 PE 1,2 (200m)
-Leader YGK Absorber 30 lbs (Aproxim. 1,5m)
-Snap, Jig Head 1/0 10gr (KGB) e camarão soft na cor pérola/ovado 7cm (KGB)




Algumas observações e curiosidades sobre esse crustáceo:




Mantis Shrimp, mais conhecido como lagosta boxeadora ou esquila ou tamarutaca.
Para começar, as Tamarutacas contam com olhos incríveis, que possuem três pontos focais cada e são capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho. Para se ter uma idéia, nossos olhos possuem três receptores de luz, que nos permitem enxergar as cores que vemos, já a Tamarutaca, possui 16 desses receptores, imagina a explosão termonuclear de cores, luz e beleza que elas enxergam. 


Porém, elas tem um lado bem obscuro...


As Tamarutacas costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. Na verdade, apesar de não serem muito grandes — entre 15 e 30 centímetros —, as tamarutacas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos, sendo consideradas como um dos animais mais violentos do planeta.


Elas possuem duas patas superpoderosas na parte dianteira que, quando acionadas, são capazes de proferir um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma do calibre 22 e força de impacto de 60 kg/cm3! E isso em menos de 1/3.000 de segundo, o que significa que, se um humano pudesse acelerar os braços com 1/10 desse poder, seria possível lançar uma bola de baseball em órbita ao redor da Terra.


Essas patinhas se movem tão depressa que a água próxima a elas chega a ferver — em um fenômeno chamado supercavitação —, além de provocar uma onda de choque capaz de matar a presa mesmo que a lagosta maldita erre o golpe. Assim, com esse movimento ninja, as Tamarutacas assassinam outros animais, despedaçando os coitados, mesmo que contem com carapaças protetoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário